Poder pesssol


  

Saúde é consciência.

A Medicina da Saúde é baseada na preservação e na promoção.

É sempre superior à Medicina da Doença focada na cura e na prevenção. Somos seres humanos e não "teres humanos”.

A doença começa quando se deixa o SER pelo TER; saúde e vitalidade aumentam na direção do SER.

A busca pelo SER leva à ampliação da consciência, guia do homem saudável e espelho para o doente.

Refletindo o exemplo a ser imitado mostra como sair da horizontalidade do adormecimento e entrar na verticalidade do despertar.

O que é Aromaterapia?

O que é Aromaterapia?

Aromaterapia é um ramo da fitoterapia, ou terapia pelo uso das plantas. De uma forma simplificada, pode-se definir aromaterapia como o uso, por profissionais e conhecedores, de óleos essenciais 100% naturais, de fonte vegetal específica e conhecida, obtidas por meio de destilação a vapor ou prensagem para benefício da saúde corporal e mente de uma pessoa.
A medicina aromática e a utilização de óleos essenciais vêm acompanhando o desenvolvimento da humanidade desde o início das civilizações há milhares de anos. 


Há mais de seis mil anos, os egípcios já utilizavam loções e resinas aromáticas em cerimônias e rituais pela sua fragrância e também pelo poder de cura. 


No processo de embalsamamento dos faraós eram utilizados óleos de cedro e olíbano, pelas suas propriedades anti-sépticas e conservantes.
Já  na idade média, atribuem-se às propriedades dos óleos essenciais a aparente imunidade de muitos alquimistas as pragas que varreram a Europa e na primeira guerra mundial os soldados australianos levavam em seu kit de primeiros socorros vidros com óleo essencial de Melaleuca, devido a sua forte propriedade anti-séptica, fungicida e bactericida.
Com o desenvolvimento da ciência moderna, a partir do século XIX, os produtos naturais e seus princípios ativos começaram a ser sintetizados em laboratório, marcando o declínio de todas as formas de terapia vegetal e a utilização de óleos essenciais, substituídos por produtos sintéticos. Foi assim com a aspirina (encontrada na bétula, gualtéria e ulmária), penicilina (fungo presente no bolor do pão), antibióticos e outros. Somente no início do século XX o uso dos óleos essenciais foi retomado, com as pesquisas de R.M.Gattéfossé, um químico francês que, após um acidente pessoal em que teve seu braço queimado e o colocou em um barril com hidrolato de lavanda, observou que este cicatrizou muito rapidamente. Também foi ele que criou o termo “Aromathérapie” em 1928.
Numerosos estudos, pesquisa e livros foram publicados desde então, cobrindo desde o uso de óleos essenciais, como suas propriedades, benefícios individuais e somados.
Hoje a aromaterapia é bastante difundida nos Estados Unidos e Europa, principalmente França e Reino Unido, onde é matéria optativa em algumas faculdades de medicina. Nestes países existem conselhos que estabelecem padrões de qualidade, fiscalizam a venda e regulam o trabalho dos terapeutas. 


O seguro-saúde do governo francês financia suas despesas. É frequentemente praticada por médicos, e os óleos essenciais podem ser encontrados na maioria das farmácias e em qualquer loja de alimentos naturais.

Como aplicar óleos essenciais?


Massagem: misture o óleo essencial em uma base vegetal na proporção de 1 a 3%, ou seja, de 20 a 60 gotas para cada 100 ml de base vegetal. 


Para formular uma porção suficiente para uma única massagem, adicione 2 a 3 gotas de óleo essencial para cada colher de sopa de base vegetal (ex: óleo de girassol, semente de uva, amêndoas, etc.)
Compressas: coloque de 5 a 10 gotas de óleo essencial em um recipiente de água morna, embeba uma toalha nesta mistura e aplique sobre a área afetada. 


Repita de forma a manter a área sempre coberta e aquecida.
Banhos: adiciona de 5 a 10 gotas de óleo essencial em uma banheira de água morna quanda ela já estiver cheia. 


Em caso de peles sensíveis, dilua em uma colher de chá de base vegetal. 


Use de 3 a 5 gotas de óleo essencial em escalda-pés ou em banhos de assento.
Inalações: adicione de 5 a 8 gotas de óleo essencial em um recipiente com água bem quente. 


Coloque uma toalha cobrindo a cabeça e o recipiente e inale o vapor durante alguns minutos. 


Outra alternativa é colocar 3 a 4 gotas em um lenço e cheirá-lo.
Aromatização: para aromatizar o ambiente, adicione algumas gotas de óleo essencial em um borrifador com água. 


Agite sempre antes de usar. 


Em aromatizadores com velas ou resistência, coloque uma colher de sopa de água morna com algumas gotas de óleo essencial. 


Para manter o nível de água, complete sempre com água morna.

(EU SOU) VALMIR NÉLIS MASSOTERAPEUTA BIO-QUÂNTICOॐ.  

Nenhum comentário:

Dia Data e Hora

Cursos 24 Horas banner

Cursos Online 24 Horas - O Ensino a Distância ao seu Alcance