Poder pesssol


  

Saúde é consciência.

A Medicina da Saúde é baseada na preservação e na promoção.

É sempre superior à Medicina da Doença focada na cura e na prevenção. Somos seres humanos e não "teres humanos”.

A doença começa quando se deixa o SER pelo TER; saúde e vitalidade aumentam na direção do SER.

A busca pelo SER leva à ampliação da consciência, guia do homem saudável e espelho para o doente.

Refletindo o exemplo a ser imitado mostra como sair da horizontalidade do adormecimento e entrar na verticalidade do despertar.

COMO SURGIU O TERMO M A S S O T E R A P I A





Termo M A S S O T E R A P I A foi criado introduzido e sistematizado por Profissionais MASSAGISTA no ano de 1.980. HISTÓRIA da MASSAGEM / MASSOTERAPIA A MASSAGEM, já era praticada no ano 2.800 antes de Jesus o Cristo pelas antigas civilizações: Chinesa, Japonesa, Egípcia, Persa, Grega. Com a imigração no inicio do século XX dos orientais para o Brasil, vieram muitos Práticos e Médicos que introduziram na sociedade brasileira as Técnicas de Massagem como instrumental terapêutico.
 Os MASSAGISTAS que ao longo dos anos adquiriram as experiências que foram passando de geração em geração; E com as mudanças no modo de viver das pessoas, alguns se tornaram muito conhecidos pôr atenderem os Jogadores de Futebol.

A partir de 1978 a mídia impressa nacional começou a divulgar anúncios das "famosas casas de massagem for man", em 1979 o consagrado massagista Mário Américo foi preso por exercício ilegal da Medicina acusado de receitar medicamentos.

Com o aumento da procura pôr Profissionais cada vez mais qualificados, houve a necessidade de aperfeiçoamento do Profissional Massagista e, após várias reuniões o estudioso profissional de Massagem Professor WILSON CORREA DE MOURA, que então militava no Distrito Federal, decidiu abraçar a bandeira da promoção, defesa, valorização e dignificação dos verdadeiros profissionais de massagem no Brasil e, depois de vários contatos com colegas da área, médicos e autoridades da área de saúde, decidiu adaptar o termo Masoterapia da língua Espanhola, traduzindo para a língua Portuguesa com a palavra MASSOTERAPIA.


DEFINIÇÃO do Termo MASSOTERAPIA: Etimologicamente a palavra Masso em grego, significa o ato de amassar e Therapeia significa terapia = Tratamento. A MASSOTERAPIA - Significa o ato de massagear o corpo ou parte dele com fins terapêutico, que de acordo com nosso juízo cinético a massagem é a transmissão aos tecidos orgânicos de movimentos oscilantes de freqüência determinada, com fins terapêuticos e englobando todas as Técnicas Corporais: Shiatsu, Anma, Tui-Ná, Seitai, Shantala, Do-In, Ayurvédica, Reflexologia, Quiropraxia, Reiki, Yoga, Terapia Pranica, Rolfing, entre outras.

O MASSOTERAPEUTA é o Profissional que atua com o conhecimento destas Técnicas Corporais.

Cunhado o novo termo o Professor Wilson Correa de Moura fez uma verdadeira cruzada nacional até que em 1981, introduziu no SESC/SENAC de São José dos Campos - SP, o primeiro serviço de Massoterapia, no Brasil, contando com o apoio de Associação Paulista de Medicina (APM - regional), do Instituto Nacional de Previdência Social (INAMPS) e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos – SP (PM SJC), organizou e realizou no SESC/SENAC em 1983, a Primeira Jornada de Massoterapia do Vale do Paraíba, reunindo expositores das áreas de Massagem, Medicina, Fisioterapia e Psicologia, numa iniciativa inédita que mereceu destaque na mídia impressa, televisada e falada nacional.

A partir da realização desse evento o Professor Wilson Correa de Moura buscou a consolidação da nova denominação com a introdução do termo Massoterapia na Enciclopédia Britânica e Barsa e, já em 1985 tivemos o termo Massoterapia inserido nos verbetes dos dicionários brasileiros, elevando à promoção em nível nacional; coroado de êxito pleno o trabalho abraçado há quatro anos por Wilson de Moura, que o conseguiu resgatar o bom conceito dos profissionais e abrir um novo mercado de trabalho no País para servir à sociedade em geral com carinho e respeito a que faz jus.

Com esta definição do termo MASSOTERAPIA, em todo o Brasil e em outros paises começamos a estruturar a nossa Categoria Profissional, diferenciada e expressiva, um corpo de Profissionais que utiliza seus conhecimentos da Técnica aplicada como recurso e instrumento de Trabalho as MÃOS como extensão do CORAÇÃO e como princípio o “CUIDAR” (que vem do Latim “cura”, antigamente escrita = coera), a qual expressa a atitude de dedicação, disponibilidade e contém em si responsabilidade respeito, consciência, atenção, preocupação e ética, sendo a base para a compreensão do ser humano, trabalhando com liberdade e promovendo a saúde com amor.

O TERAPEUTA (que vem do Grego “Terapeuten”), significa aquele que cuida e cura a si mesmo antes de tudo, e assim como cuidamos do pequeno Ser que nasce e merece crescer saudável, através das MÃOS que canalizam a energia universal da Vida, e o toque da Massagem no cliente lhe proporciona a segurança, o bem estar e o alívio das dores.

Ser MASSOTERAPEUTA, do seu Corpo constituído pôr nós Profissionais, com nossas Especialidades Técnicas, nossas idéias, nossos sentimentos e nossa expressão que consiste em nossa ação na comunidade; E assim podermos crescer saudáveis no momento em que estamos vivendo, com os avanços tecnológicos e científicos na área da saúde visando o bem estar das pessoas.

A Profissão de MASSOTERAPEUTA integrar-se perfeitamente na equipe multidisciplinar da Saúde, que pelo cuidar re-humaniza a relação no ato terapêutico.

Agradecemos imensamente o Professor Wilson Correa de Moura por ter introduzido o termo MASSOTERAPIA em nosso querido BRASIL e, por continuar atuante no atendimento de sua clientela tendo organizado e sistematizado a MASSOTERAPIA, na abordagem global, no esporte e relaxamento, e é associado ao CONBRAMASSO.




MILTON ALVES DOS SANTOS




(EU SOU) VALMIR NÉLIS MASSOTERAPEUTA BIO-QUÂNTICOॐ.   

Nenhum comentário:

Dia Data e Hora

Cursos 24 Horas banner

Cursos Online 24 Horas - O Ensino a Distância ao seu Alcance