Poder pesssol


  

Saúde é consciência.

A Medicina da Saúde é baseada na preservação e na promoção.

É sempre superior à Medicina da Doença focada na cura e na prevenção. Somos seres humanos e não "teres humanos”.

A doença começa quando se deixa o SER pelo TER; saúde e vitalidade aumentam na direção do SER.

A busca pelo SER leva à ampliação da consciência, guia do homem saudável e espelho para o doente.

Refletindo o exemplo a ser imitado mostra como sair da horizontalidade do adormecimento e entrar na verticalidade do despertar.

MASSOTERAPIA SAÚDE & BEM-ESTAR


Curso de Massoterapia Gratuito no Parana Curso de Massoterapia Gratuito no Paraná 


A massagem tem sido usada nas técnicas de cura do Oriente há milhares de anos. Nas pinturas murais, na arte tumular, na cerâmica, em xilografias e desenhos ficou o registro do uso das técnicas de massagem na China, Japão, Egito e Pérsia (Irã) há mais de 5.000 anos. No Ocidente, a massagem era utilizada nas medicinas grega e romana – até mesmo Hipócrates, o “pai da medicina”, recomendava “esfregar” para ajudar o corpo. O uso clínico da massagem desapareceu durante a Idade Média e só foi retomado no século 16, quando o cirurgião francês Ambroise Paré começou a incentivar o retorno de sua prática.

O que vêm a ser Massoterapia ?

Massoterapia é a utilização de diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti-estresse, estéticas, emocionais e desportivas. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia a dia.

A massagem é uma das mais antigas e simples formas de terapia e um método para tocar, pressionar e amassar diversas regiões do corpo para aliviar a dor, relaxar, estimular e tonificar. A massagem faz muito mais que produzir uma sensação agradável na pele, atuando sobre os tecidos macios (músculos, tendões e ligamentos) para melhorar o tônus muscular. Embora ela afete principalmente os músculos logo abaixo da pele, seus benefícios podem alcançar as camadas mais profundas de músculos e possivelmente até os próprios órgãos. A massagem também estimula a circulação do sangue e ajuda o sistema linfático (que corre paralelo ao sistema circulatório), melhorando a eliminação de detritos ao longo do corpo.

O que Importa é a Saúde

A ênfase é a saúde e não a doença. Por isso nos beneficiamos de uma sessão de massoterapia mesmo não tendo nenhuma enfermidade. Saímos da sessão nos sentindo mais relaxados e harmônicos, com mais energia – enfim, com mais saúde. A terapia holística tem, assim, recursos para tratar as pessoas “meio-doentes”, que não apresentam um quadro sintomático definido, mas que também não se sentem bem dispostas, saudáveis. E sem efeitos colaterais. A medicina ocidental trata a doença. A terapia holística trata o doente. A mente ocidental disseca, divide, analisa para então chegar a uma conclusão. A lógica holística trabalha o homem como um todo, numa visão integral, que percebe a doença não como um fenômeno isolado e casual, mas como parte de um contexto. É o enfoque que caracteriza o que em inglês chamamos de holistic medicine (medicina holística) – se propõe a tratar o doente na sua totalidade, e não apenas a parte enferma. Vê o ser humano como responsável pelos seus atos, e sua saúde/doença como uma extensão de seu modo de vida. Ser responsável não é ser “culpado”. Doença não é castigo, não é punição por mau comportamento. É uma conseqüência natural dos procedimentos (tipo de dieta, exercício físico, trabalho) e fatores externos (clima, meio ambiente, cultura) e hereditários que caracterizam uma vida. A medicina holística não é melhor que a ocidental, ou vice-versa. Seus enfoques são diferentes. Cada uma tem suas limitações e – também – recursos valiosos. Devemos conhecê-los para podermos utilizá-los com inteligência, procurando sempre a terapia mais indicada para cada caso em particular. Qualquer forma de radicalização reflete certa estreiteza mental. Idéias preconcebidas e rígidas podem trazer conflitos internos e sofrimentos desnecessários à pessoa. Com uma atitude aberta podemos sempre incorporar alguma coisa nova à nossa maneira de ser e agir.

Os efeitos da massagem

Embora uma simples massagem seja muito agradável, seus efeitos são cumulativos e um tratamento completo traz os maiores benefícios. O uso regular da massagem fortalece e tonifica o corpo inteiro, ajudando a prevenir distensões e ferimentos que podem ocorrer devido ao excesso de tensão e uma fraqueza estrutural resultante. A massagem pode estimular ou acalmar o sistema nervoso – dependendo do que se necessite – e por tanto ajudar a reduzir a fadiga, deixando a pessoa com uma sensação de ter recobrado as energias. Se for bem feita, a massagem tem o poder de restaurar o indivíduo físico, mental e espiritualmente.

PRINCÍPIOS DA MASSAGEM

As indicações para o uso da massagem podem ser avaliadas somente por alguém que conhecem a anatomia e fisiologia do corpo humano e os processos de doença e lesão. Somente o médico que fez o diagnóstico ou o profissional qualificado, pode determinar se a massagem será benéfica no tratamento do paciente. Para chegar a esta decisão o profissional deve ter conhecimento sobre os efeitos da massagem e uma compreensão dos princípios e métodos de sua aplicação.

O valor terapêutico da massagem não tem sido freqüentemente alcançado porque as pessoas despreparadas, não são capazes de fazer o tratamento adequado de massagem com a técnica baseada no conhecimento científico.

A massagem pode ser benéfica ou maléfica, podendo ser indicada ou contra-indicada no tratamento de alterações ou preventivos.

É necessário haver cooperação entre o terapeuta que está aplicando o tratamento e o médico que é responsável pelos cuidados do paciente. O terapeuta porque esta geralmente em mais contato com o paciente por um período prolongado, pode fornecer assistência valiosa ao médico, através da observação racional da reação do paciente ao tratamento e informando-o.

Duração do tratamento

A duração de qualquer tratamento pela massagem depende: da área a ser tratada, freqüência dos movimentos, a idade e o tamanho do indivíduo e mudança dos sintomas.

Área a ser tratada

A duração do tratamento varia com o tratamento da área a ser tratada. Esta área deve ser conhecida pelo terapeuta. Apesar da patologia existente ser localizada em uma pequena área, haverá indubitavelmente distúrbio fisiológico na região adjacente. Assim, o tratamento não deve ser limitado à área doente ou lesado.

O terapeuta não é sempre suficientemente informado na prescrição. Por exemplo, uma prescrição de massagem a ser feita para aliviar a dor ou lesão no ombro. O terapeuta inteligente saberá que isto não significa apenas a articulação do ombro, mas também deverá incluir, pelo menos, todos os músculos que controlam o movimento na articulação do ombro, para que o tratamento seja eficaz. Finalmente, a circulação do braço, do antebraço e mãos pode estar deficientes, espasmos e edemas podem estar presentes.

Freqüência dos movimentos

A freqüência dos movimentos afetará a quantidade total de massagem aplicada em determinado tempo. Uma freqüência definida e uniforme deveria ser estabelecida para todos os movimentos para que a dosagem seja avaliada.

Tamanho e idade do paciente

O tamanho e a idade do paciente também afetam a duração do tratamento. Com uma freqüência constante de massagem, um tempo mais curto vai ser necessário para tratar uma pessoa relativamente pequena porque a quantidade de tecidos a ser manipulada é menor do que a pessoa maior.
A uma importância na observação do paciente pelo terapeuta durante o tratamento e o grande perigo da dose excessiva no tratamento, assim como a futilidade da dose insuficiente.

Mudança nos sinais e sintomas

A duração de qualquer tratamento por massagem, assim, deveria variar de acordo com a patologia presente e o tratamento da área a ser tratada, a velocidade dos movimentos, a idade do paciente, a qualquer mudança nos sinais e sintomas. Para obter o beneficio máximo de massagem e evitar o tratamento inadequado ou a dose excessiva na duração, é essencial que os terapeutas tenham um bom conhecimento científico sobre massagem e sobre seus efeitos fisiológicos e que apliquem racionalmente, observando cuidadosamente os efeitos do tratamento.

Freqüência dos tratamentos

A freqüência de aplicação, assim como todos os fatores da dosagem, dependeram da condição patológica a ser tratada. Acredita-se que a massagem é mais efetiva quando administrada diariamente, apesar de alguns estudiosos terem sugerido que é mais benéfica quando administrada com uma freqüência maior e uma duração mais curta
.
Tipos de movimentos

Em relação a dosagem, existem pouca informação científica a respeito das diferenças entre os vários tipos de movimentos de massagem. Um tipo de movimento como o deslizamento profundo, que pode efetivamente aumentar o fluxo venoso e linfático, pode não ser tão eficaz no tratamento das áreas endurecidas com o tratamento com o movimento de amassamento profundo.

A dosagem pode variar na maneira pela qual diferentes tipos de movimentos são aplicados. É difícil avaliar com exatidão a intensidade de pressão a ser usada, mas o efeito obtido dependerá primordialmente da regulação da pressão e do estímulo que esta produz. A pressão profunda pode produzir uma estimulação intensa e aumentar a tensão e a dor, enquanto que a pressão leve pode produzir uma estimulação suave, relaxamento e a diminuição da dor. A reação da estimulação externa varia de acordo com os diferentes indivíduos e a patologia dos tecidos sob o tratamento. A duração e freqüência de tratamento e o tipo de movimentos selecionados dependeram geralmente da patologia existente e do efeito esperado do tratamento.

Se o terapeuta estiver distraído ou conversando com o paciente, sua concentração no tratamento é impossível e pode levar a realização de movimentos inúteis ou até prejudiciais, sem alcançar o resultado desejado.

EFEITOS DA MASSAGEM

A massagem produz estimulação mecânica nos tecidos, por aplicação rítmica de pressão e estiramento. A pressão comprime os tecidos moles e estimula as redes de receptores nervosos; o estiramento aplica tensão sobre os tecidos moles e também estimula as terminações nervosas receptoras. O uso destas duas forças pode, através da mudança dos vasos sangüíneos e linfáticos, afetar a circulação capilar, venosa, arterial e a circulação linfática. Pode-se estimular os esteroceptores, tanto superficiais como profundos da pele, proprioceptores nos músculos e tendões; e interoceptores nos tecidos mais profundos do corpo. Pode-se liberar o muco das vias respiratórias e drenar o excesso.

O modo de aplicação destas forças mecânicas é determinado pelo terapeuta de acordo com sua escolha dos tipos de movimento de massagem (deslizamento, fricção, amassamento, percussão, compressão e vibração) e a habilidade em regular a duração, quantidade, intensidade e ritmo do estímulo. Maiorias dos efeitos da massagem são experiências clínicas, através de relatórios, objetivos e testemunhas; outras são racionalização das hipóteses baseadas no conhecimento de anatomia e fisiologia, umas em estudos laboratoriais controlados e algumas são descritas apenas como uma idéia luminosa.


Efeitos da massagem na dor

Um dos progressos mais dinâmicos e estimulantes na massagem tem sido o conhecimento da importância do “imput” sensorial na percepção da dor. Os clínicos começaram a utilizar o movimento oscilatório nas articulações afetadas para amenizar a dor e aumentar a função. Com as mãos sobre o paciente, concentra a pressão em estruturas específicas e a base que causa a impotência funcional é identificada. O uso das mão para a mobilização das estruturas comprometidas e relaxamento do espasmo muscular protetor. A seqüência do tratamento pode utilizar as técnicas de massagem, técnicas ortopédicas manuais e técnicas de exercício terapêutico para estabelecer o controle sobre as novas amplitudes de movimento obtidas. A integração das técnicas terapêuticas é altamente desejável e deve ser numa habilidade adequada no posicionamento e sustentação do corpo.

Efeitos sobre a circulação sangüínea

Teoricamente, se a quantidade de sangue venoso levado ao coração pode ser aumentado através da massagem, a freqüência cardíaca ou débito cardíaco podem ser aumentados e então a quantidade maior de sangue arterial pode ser levado a periferia.


Apesar de haver pouca informação sobre qual tipo de massagem, foi utilizado, várias experiências foram convincentes em mostrar que a massagem aumenta a circulação sangüínea.


Efeitos da massagem na circulação linfática

Nos capilares linfáticos da pele e tecido subcutâneo, a linfa pode se mover em qualquer direção. Seu movimento depende das forças externas do sistema linfático. Seu curso é determinado por certo fatores como gravidez, contração muscular, movimento passivo ou massagem.

Efeitos no tecido muscular

Apesar da teoria de que o amassamento de um músculo (trabalhar um músculo) o faz mais forte. Acreditava era esta uma ilusão que deve ser erradicada. A força muscular pode ser desenvolvida somente pela contração muscular e nenhuma forma de massagem tem influência, a não ser indiretamente, e novamente: “Para usar a massagem acertadamente devemos considera-la um meio para atingir um fim que é a restauração da função muscular”. A massagem pode ser útil possibilitando ao músculo realizar mais exercícios e assim desenvolver sua força.

Condições patológicas dos tecidos

Dois macacos foram submetidos a uma secção unilateral do nervo ciático e imobilização do membro com gesso. Depois de quatro semanas, massagem ( deslizamento e amassamento ) e movimentos passivos foram feitos por sete minutos diariamente em um grupo e o grupo de controle foi mantido em completo repouso. Aproximadamente dois meses após, em alguns animais e seis meses em outros, os músculos foram examinados microscopicamente para se determinarem as mudanças histopatológicas. Os músculos mantidos em repouso estavam pálidos e envolvidos por um tecido fibroso formando um septo espesso, com estrias esbranquiçadas e amareladas. Microscopicamente, esta fibrose foi claramente demonstrada, tanto em volta das fibras musculares como em substituição as fibras atrofiadas. Os músculos foram massageados estavam flexíveis e elásticas com consideravelmente menos fibrose e aderências.


A atrofia muscular que ocorre depois da secção nervosa ou lesão dos neurônios do corno anterior da medula espinhal é maior do que aquela resultante do desuso. È mais rápida sua evolução, e mudanças características ocorrem. Além do encurtamento das fibras musculares, segue-se a degeneração destas células. As estrias cruzadas desaparecem, e ocorre uma quebra do mecanismo de contração muscular. Em estágios mais avançados, as células musculares desintegradas são substituídas por tecido fibroso e gordura. Mudanças também ocorrem nos vasos sangüíneos intramusculares. Há um aumento dos capilares, e os vasos sangüíneos pequenos mostram hipertrofia e um aumento da sua estrutura fibrosa.

A fibrose ocorre em músculos imobilizados, lesados ou desnervados. Uma contratura freqüentemente ocorre. O comprimento do músculo em sua totalidade torna-se mais curto do que o seu normal em repouso por causa da ausência de elasticidade do tecido fibroso e da formação de aderências entre as camadas do tecido conjuntivo.
É possível para a massagem aplicar tensão no tecido fibroso, com objetivo de prevenir formação de aderências. Os movimentos pelo quais pode-se obter estes efeitos são o deslizamento, fricção e amassamento.


Resumo:

1. A massagem não aumenta diretamente a força ou normaliza o músculo, apesar de ser mais eficaz do que o repouso na recuperação da fadiga após exercícios excessivos. Teoricamente a massagem possibilita a fazer mais exercício que, por sua vez, aumenta a resistência e a força muscular. Esse fato é importante para o tratamento. A massagem deveria ser feita entre períodos de exercícios, quando o exercício é usado para desenvolver força e resistência muscular.

2. A massagem pode diminuir a intensidade da fibrose que inevitavelmente se desenvolve no músculo imobilizado, lesado ou desnervado.

3. A massagem não evita a atrofia no músculo desnervado.

4. o que visa alcançar através da massagem é manter os músculos no melhor estado de nutrição, flexibilidade e vitalidade para que depois da recuperação do trauma ou doença, o músculo possa funcionar no seu máximo. 

Efeitos da massagem na pele

A observação clínica mostra que a massagem feita posteriormente num membro que foi mobilizado por semanas, produz uma melhora definida na textura a aparência da pele.


Se a pele tornou-se aderente a tecidos adjacentes e tecido fibroso foi formado, movimentos de fricção são usados para liberar mecanicamente as aderências e amolecer os tecidos fibrosos.


Efeitos da massagem no tecido adiposo

Alguns pesquisadores investigaram que após aplicar massagem vigorosa em certas áreas da parede abdominal em animais, de forma tão intensa o suficiente para causar pequenas hemorragias, microscopicamente analisado áreas massageadas e as áreas não tratadas, mostraram que não há mudança no tecido adiposo das áreas tratadas.

Efeito da massagem no metabolismo

Muita pouca experiência recente tem sido feitas sobre o efeito da massagem no metabolismo, apesar dos vários  estudos realizados há mais de 50 anos.


Alguns estudos indicam.

I. Ocorre um aumento do débito urinário.
II. A excreção de ácido não é alterada e não ocorre nenhuma mudança no equilíbrio ácido básico no sangue.
III. Nas pessoas normais não ocorre nenhum efeito imediato no consumo basal de oxigênio, ou na freqüência de pulso ou pressão arterial.

Efeito da massagem nas vísceras

A opinião de um dos estudiosos era que seria impossível esvaziar o intestino delgado mecanicamente. Qualquer ação da massagem sobre os intestinos é quase, se não totalmente, reflexa em resposta ao mecanismo de estimulação mecânica da pressão. Esta estimulação pode aumentar o peristaltismo e assim intensificar o esvaziamento do intestino. Ele apontou que algumas porções do intestino grosso são bem constantes em sua relação com a parede abdominal, e assim a direção da passagem do conteúdo do duodeno, cólon ascendente e cólon descendente, e cólon sigmóide podem ser seguida.

Efeito psicológico da massagem

Muitas pessoas estão familiarizadas, com efeito, calmante da massagem suave, mesmo quando não há comprometimento físico ou patológico.


A atenção concentrada do massoterapêuta para com o paciente, combinado com a sensação física agradável, freqüentemente estabelece uma relação de confiança, e este revela seus problemas, preocupações, e fatos sobre sua saúde que ele pensava serem mínimos para contá-los ao médico.

O terapeuta age como ouvinte que guarda toda a informação revelada como confidencial. Ele é cuidadoso em prevenir que se crie muita dependência do seu relacionamento e aconselha o paciente a revelar ao médico todos os fatos sobre a sua saúde.

Efeitos psicológicos negativos podem resultar do tratamento pela massagem. Deve ter cuidado em dar segurança ao paciente apreensivo e explicar-lhe a verdadeira interpretação da razão do tratamento de forma conveniente.


O profissional massoterapêuta tem como função o relaxamento e a estimulação de tecidos moles. Não é função do massoterapêuta a reabilitação e a prescrição de medicamentos, que são de responsabilidade do fisioterapeuta e do médico.





(EU SOU) VALMIR NÉLIS MASSOTERAPEUTA QUÂNTICOॐ. 




Dia Data e Hora

Cursos 24 Horas banner

Cursos Online 24 Horas - O Ensino a Distância ao seu Alcance