Você conhece o Shiatsu? – Continuação
Ontem foi um dia puxado, o paciente reclamou do inchaço, mas pouca importância foi dada as suas dores.
De qualquer forma, o que importa é que as dores que ele tinha como companheiras já não parecem mais tão significativas em sua vida. Uai, mas assim tão rápido?
Sim! Assim tão rápido! Afinal o Shiatsu de Namikoshi* visa regular os estados de “cheio e vazio” dos tsubos ou pontos.
Esse método foi chamado de tradicional por ter sido o método que popularizou a prática do shiatsu baseado apenas nos estudos de Namikoshi. Diferentemente do shiatsu dos meridianos – ele não recebeu influência da medicina chinesa e é considerado um dos métodos de medicina japonesa, junto com a Acupuntura japonesa que também tem uma teoria impar a teoria da Acupuntura chinesa.
A pressão dos dedos nos pontos de shiatsu, permite um estímulo sobre a camada muscular, mas essa agira sobre o sistema nervoso através das placas motoras dos músculos e também dos nervos receptores da pele, estimulando assim tato, pressão, frio, calor, etc, de acordo com as necessidades do organismo. Devemos somar a isso a capacidade de alguns pontos de estimular reações imunológicas que no caso da dor, agiriam como analgésicos e anti-inflamatórios naturais.
Se fossemos usar o shiatsu dos meridianos, poderíamos associar a massagem estímulo de alguns pontos como por exemplo o E43 para desinchar os pés, Ba6, Ba9, E36 e VC4 para desinchar pernas e abdômen, além de claro, F13 para desinchar o tórax e os membros superiores.
Nosso objetivo, ao postar o estudo de casos, não é comparar qual o melhor método de shiatsu, mas sim, demonstrar que tanto um como outro método pode ser eficaz, dependendo apenas da boa vontade do praticante em aprender, compreender e aplicar…
Francisco Vorcaro
Fonte:http://associacaobrasileiradeshiatsu.wordpress.com/
ॐ(EU SOU) VALMIR NÉLIS MASSOTERAPEUTA BIO-QUÂNTICOॐ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário