OBSERVANDO A RESPIRAÇÃO
" ... Não há nenhuma necessidade de se ensinar todos os tipos de meditação; eu posso escolher apenas um método que pode ser o mais simples, o mais fácil e aplicável a todos. E simplesmente esse único método pode se espalhar por todo o mundo. Esse método é o que eu chamo de 'testemunhar a respiração'. É um método muito simples."
QUANDO: Nos seus momentos de silêncio, quando você estiver sentado, deitado, ou viajando num trem, num ônibus, num avião.
DURAÇÃO: De um a dois minutos ou até quanto queira.
MEDITAÇÃO: Feche os olhos e observe sua respiração. Ela entra, você vai junto com ela; ela sai, você vai junto com ela.
"Você pode fazê-la quantas vezes no dia for possível - algumas vezes por dois minutos, algumas vezes por períodos mais longos. Às vezes você está se sentindo sem sono e está simplesmente deitado na cama; não se importe com o sono, simplesmente faça o método. Ele fará os dois trabalhos - ele lhe dará um profundo silêncio meditativo, e simplesmente por fazê-lo... você só saberá de manhã, quando você acordar que, em algum lugar, o sono entrou.
"Mas a coisa estranha é que, se você meditar e cair no sono, você acordará meditando. Isso significa que, de um modo sutil, no seu inconsciente profundo, o método continuou; toda a sua noite se tornou uma meditação. Ora, esse é o período mais longo que você pode ter. E o seu sono será de uma qualidade diferente: mais silencioso, mais relaxado, mais rejuvenescedor. E por seis, oito horas, subliminarmente, o testemunhar continua. De manhã, quando você tornar-se consciente de que está acordado, você ficará surpreso: você está testemunhando sua respiração."
OSHO. The Last Testament, p. 402, apud The Law of Magic
IMPORTANTE: Meditação não é concentração
Não se concentre! Se você se concentra, cria um problema porque então tudo o mais se torna uma perturbação. Se você tenta se concentrar sentado no carro, então o barulho do carro se torna uma perturbação, a pessoa sentada ao seu lado se torna uma perturbação.
Meditação não é concentração. É simplesmente estar consciente. Você apenas relaxa e observa a respiração. Neste observar, nada é excluído. O carro está roncando -- perfeitamente OK, aceite isso. O tráfego está passando -- está OK, parte da vida. O passageiro roncando ao seu lado, aceite isso. Nada é rejeitado.
(EU SOU) VALMIR NÉLIS MASSOTERAPEUTA QUÂNTICO.